COMBATE A DENGUE

Organizações Militares da FAB participam de ação de Combate à Dengue

Durante o mutirão, foram recolhidos objetos que poderiam servir como criadouros para o mosquito
Publicada em: 08/03/2024 12:28
| Atualizada em: 13/03/2024 15:37
Imprimir
Fonte: Organizações Militares da FAB

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) estão empenhadas no combate à dengue. Durante mobilização realizada em diversas regiões do país, foram recolhidos objetos que poderiam servir como criadouros para o mosquito, como, por exemplo, recipientes inservíveis que geralmente acumulam água parada.

BAAN

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) não tem medido esforços para ajudar no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, marcou presença no lançamento da campanha municipal "Anápolis contra a Dengue", realizado em fevereiro. O evento teve como propósito principal envolver as autoridades locais, profissionais de saúde e membros da sociedade civil nas ações voltadas à população, consolidando assim o apoio da comunidade organizada na luta contra o mosquito da dengue.

Após o lançamento da campanha municipal, a BAAN reuniu-se com os Comandantes da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) e delineou estratégias para promover a conscientização e ações práticas no combate a esse vetor. O efetivo da BAAN se mobilizou para inspecionar possíveis focos de proliferação do mosquito dentro da área da GUARNAE-AN.

Ainda, a Base Aérea estabeleceu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis no fornecimento de força de trabalho, com 60 militares capacitados disponíveis para auxiliar nas atividades de campo e reforçar as iniciativas municipais, demonstrando assim o compromisso da BAAN com o bem-estar da população local.

HABE

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), promoveu uma ação de combate à dengue, por palestras e dinâmicas aos militares e usuários do hospital, para mobilizar para a prevenção da doença e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

À frente das ações, o Centro de Atenção Integral à Saúde do HABE aproveitou o momento em que militares do efetivo e usuários do hospital aguardavam atendimento nas salas de espera para passar informações sobre sintomas, formas de prevenção, tratamentos e mudanças comportamentais quanto aos cuidados que se deve ter no cotidiano para evitar a contaminação.

A Diretora do HABE, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, alertou sobre a importância de sempre manter os cuidados. “O combate à dengue tem que ser diário, contínuo e coletivo, pois o mosquito prolifera o ano inteiro. Temos que trabalhar juntos nessa ação, unidos contra a dengue”, pontuou.

CIMAER

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), unidade localizada na Ponta do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), também tem feito campanhas e ações no combate à dengue, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Até o momento já foram realizadas diversas atividades, envolvendo todo o efetivo, como divulgações e leituras com orientações do Ministério da Defesa para o efetivo da Unidade e a realização de limpeza e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na Unidade.

CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), por meio do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-LS), participou no dia 06/03, com a Prefeitura de Santa Luzia, de um mutirão de limpeza em seis bairros. A iniciativa fez parte da continuidade do Dia D de combate à Dengue, e das medidas adotadas pela administração municipal para combater o mosquito transmissor de doenças também como Chikungunya e Zika.

HFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou no dia 15/03, uma ação de combate à dengue, por meio de palestra e distribuição de material informativo para militares e usuários do hospital, com o intuito de incentivar a prevenção da doença e a erradicação dos criadouros do mosquito transmissor.

Os militares realizaram vistoria em toda a área do hospital em busca de possíveis focos de larvas do mosquito transmissor da dengue e recolheram objetos que acumulam água parada e poderiam servir como criadouros para o vetor da doença.

 

Fotos: CIAAR, CIMAER, HFASP, BAAN, HABE